Hospital Santa Casa de Campo Mourão realiza Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos

 

O Hospital Santa Casa realiza uma Campanha de doação de órgãos e tecidos com o objetivo de conscientizar a comunidade para importância e significado do gesto sublime e inexcedível de ser doador.

 

A instituição filantrópica, de caráter humanitário, já era credenciada para a retirada de tecido ocular externo, já tendo realizado com sucesso várias captações. Agora, por autorização do Ministério da Saúde, editada no mês de julho, o Hospital Santa Casa foi autorizado a realizar busca ativa e captação de órgãos múltiplos e tecidos.

 

O Credenciamento representou um grande avanço para o projeto em implantação e que visa transformar Campo Mourão e região em referência em nível de interior de Brasil em captação de órgãos e tecidos e, na seqüência, tal consolidação como um centro de transplantes de córnea e rim, numa fase inicial. Para isso desenvolve por conta própria esta campanha.

 

A campanha "Seja um Doador" tem como público alvo um universo de mais de 300 mil pessoas, o qual se buscará atingir através de entrevistas, palestras, debates, panfletos, cartazes e peças publicitárias para jornal, revista, rádio, Tv, outdoor, site e mala direta.

 

O Hospital Santa Casa também criou uma fórmula nova, para estimular e fazer com que a pessoa exteriorize a sua vontade de ser doador: foi criado o Cartão do Doador.

 

Cumpre esclarecer que o cartão de doador não autoriza a retirada de órgãos, pois a nossa legislação exige para isso o consentimento expresso de familiares. Mas sua grande valia se manifesta ao provocar a conversa em família, em exteriorizar essa vontade e influenciar outras pessoas, criando assim um efeito multiplicador.

 

A Campanha "Seja um Doador" e o "Cartão do Doador" tem como objetivo mostrar a importância da doação, esclarecer dúvidas, superar preconceitos culturais e receios. Além disso, a instituição pretende mostrar que a doação de órgãos e tecidos é uma forma de prolongar a trajetória de nossa história.



 COMISSÃO INTRA HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS DO HOSPITAL SANTA CASA (CIHDOTT)


 A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Santa Casa de Campo Mourão foi implantada no ano de 2008 através da Portaria 1.752/GM de 23/09/2005. Foi quando o hospital recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Iniciando uma nova etapa de estruturação para que a CIHDOTT fizesse a diferença em toda a comunidade trabalhando com a mesma missão da Instituição que é Filantrópica e de caráter Humanitário.



A CIHDOTT é uma equipe de busca ativa que realiza todo o processo de doação de órgãos acompanhando todos os exames que devem ser realizados com potencial doador até o momento da entrevista com a família. Além de acompanhar todo o processo em si da doação de órgãos, possui outras atribuições que vão desde atividades de educação continuada na instituição como também na comunidade, campanhas de sensibilização em pontos estratégicos na região, palestras sócio-educativas em empresas e instituições de ensino para que o tema se torne acessível e discutido entre crianças, jovens e adultos, assim se tornando parte da formação integral de cada ser humano.



Sabe-se que esse trabalho de conscientização junto a comunidade é algo a longo prazo, que ainda existem medos, mitos e dúvidas, no entanto precisamos lançar nossos olhares à aqueles que se encontram nas infindáveis filas de espera. E com a missão de sensibilizar e mobilizar a comunidade sobre a importância do processo de doação de órgãos, a CIHDOTT procura semear um pensamento reflexivo que passa a ser discutido com mais clareza e certeza entre todos. É um novo desafio a toda a equipe que busca ampliar seus horizontes e multiplicar suas habilidades no sentido de refletir sobre a vida, sobre a finitude e mostrar a população que doar órgãos é um gesto de generosidade, é permitir que a vida continue viva em outra pessoa quando deixar de pulsar em você. Portanto, é preciso informar à sua família sobre a sua vontade de doar órgãos. Para que a vida permaneça viva, diga a sua família que você é um doador, que você é fonte de vida. Pois, um assunto de tamanha seriedade e importância deve ser lembrado, tratado e discutido com o mesmo intuito da nobreza do gesto de doar - um Ato de Amor e Solidariedade ao Próximo.



Como posso me tornar um doador de órgãos?


É conversando com a sua família e deixando claro o seu desejo de ser um doador de órgãos. Não é necessário deixar nada por escrito nem registrado em cartório. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. A doação de órgãos é um ato pelo qual você manifesta a vontade de que a partir do momento da constatação da morte, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas.




Quem doa órgãos continua sua própria historia. Seja um doador. Converse e avise sua família.

 



Enfª Raquel Lima De Brida
Coord. CIHDOTT - HSC-CM
Contato: cihdott@santacacm.org.br
Fone/ Plantão: 44- 8401-2677

 



 
 
 















Veja mais fotos
 
Hospital Santa Casa ® - Campo Mourão O melhor atendimento você encontra aqui.
Fone: |44| 3810.2100 - |44| 3523.0008 - CEP: 87.302-215
contato@santacasacm.org.br
Rodovia PR, 558 - Campo Mourão - PR