Presidentes da COMCAM e CISCOMCAM manifestam apoio e solidariedade ao HSC

15/07/2011

Nesta sexta-feira, 15, o Diretor Presidente do Hospital Santa Casa, advogado Elmo Linhares, recebeu, na sede da instituição, a visita do Presidente da Comunidade dos Municípios da região de Campo Mourão (COMCAM), Fábio D´Alécio e o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISCOMCAM), João Carlos Klein, ocasião em que manifestaram apoio e solidariedade ao Hospital, e o desejo de discutir fórmulas para ajudar a instituição.

Durante o encontro o Presidente da COMCAM disse "que sabe da importância da Santa Casa para a população dos municípios da região e também compreende o momento de intranqüilidade que a saúde enfrenta, situação esta que preocupa a todos os governantes da região." De igual forma, o Presidente da CISCOMCAM, Prefeito João Carlos Klein se mostrou solidário com o HSC, manifestando preocupação com a crise financeira que instituição enfrenta atualmente.

O Diretor Presidente do HSC, Elmo Linhares, falou do crescimento da demanda pelos serviços ofertados pela instituição, que nos dois últimos anos cresceu em cerca de 100%, o que dobrou as despesas do hospital e elevou o déficit mensal operacional, uma vez que destina mais de 80% de sua capacidade de atendimento aos mais carentes. Essa demanda, segundo o Presidente, provem de Campo Mourão (60%) e da região (40%).

O Diretor Presidente salientou ainda que a dificuldade atual não reflete uma crise institucional ou histórica, já superada pela instituição, mas uma dificuldade pontual. Explicou que neste semestre o hospital, para atender toda essa demanda crescente, teve uma despesa geral superior a 7 milhões de reais. Não obstante todas as dificuldade conseguiu pagar no período mais de 6 milhões, restando um resíduo, acumulado ao longo dos meses de janeiro a junho, de R$ 872.000,00, que corresponde, a grosso modo, as subvenções públicas que deixou de receber desde o início do ano.

Como resultado do encontro, ficou acertado que a partir de agora, reuniões constantes e permanentes serão mantidas entre as partes na busca de soluções que assegurem o atendimento médico-hospitalar da região em quantidade e qualidade. O Diretor Presidente do HSC colocou a sede da instituição a disposição para também sediar tais eventos, bem como se ofereceu para prestar qualquer esclarecimento julgado necessário, bem como franqueou à COMCAM toda e qualquer documentação da instituição, relativa ao atendimento pelo SUS, sua contabilidade, despesas e receitas.

Segundo ainda o Presidente "Nosso esforço para aumentar a geração de receitas próprias, o planejamento, a consolidação de novos serviços, as metas já atingidas e as em implementação, bem como o volume e qualidade de atendimento destinado ao SUS tem sido reconhecido, o que fica claro com a inclusão do HSC, num universo de 454 hospitais do estado, entre os 48 que vão integrar o HOSPSUS, programa recentemente lançado pelo Governo do Estado, que lhe assegura, além do repasse de subvenção mensal mediante compromisso com metas, valores para investimentos em novos equipamentos, reformas e construções, além de oferta de treinamento para aperfeiçoamento da gestão hospitalar".

O conceito que desfruta o hospital, pode ser medido pelas palavras do Secretário de Estado da Saúde Michelle Caputo Neto, técnico conceituado, de larga experiência na área da saúde pública e que está sendo considerado o melhor secretário de saúde do Brasil, que ao receber o Diretor Presidente Elmo Linhares no evento de lançamento do HOSPSUS declarou: "Para nós a Santa Casa é dez.!"