Profissionais do HSC prestam homenagem a uma paciente “especial” da Maternidade

09/09/2011

Nesta terça-feira, 06/09, a equipe de enfermagem da Maternidade do Hospital Santa Casa prestou uma homenagem a Valéria Rodrigues da Cruz, do município de Barbosa Ferraz. Ela que recebeu o carinho da equipe por ser conhecida na instituição como uma paciente que é exemplo de luta, perseverança e fé.

No ano de 2009, Valéria teve sua terceira filha em Barbosa Ferraz. Após a cesárea, ela apresentou problemas de saúde e foi encaminhada à Santa Casa, onde descobriu possuir um câncer raro. A partir daí, ela começou um tratamento para curar a doença. Durante este período, ela conta que enfrentou a patologia sempre confiante e otimista, "fiquei sem os cabelos durante a quimioterapia, comecei a ter convulsões e fui internada seis dias na UTI da Santa Casa. Mas mesmo quando estava na fase mais difícil do meu tratamento sempre pensei que Deus tudo pode. Foi então que comecei a melhorar."

Para Valéria a resposta do tratamento não está apenas nos remédios que tomou, mas nos presentes que recebeu este ano. O tratamento de quimioterapia terminou em novembro de 2010, e em dezembro, ela engravidou de gêmeas. Os médicos não acreditavam que os bebês fossem sobreviver durante a gestação, já que após o término do tratamento de quimioterapia, o paciente precisa ser acompanhado por meses e até anos para sua recuperação física e social. Mas para a surpresa de todos, os bebês cresceram com saúde no útero da mãe. "Deus é muito bom, minhas filhas são minha cura contra o câncer. As pessoas dizem você tem aquela "doença", eu digo não. Porque eu estou com meus bebês no colo, isso mostra que quando deixamos os problemas na mão de Deus, ele resolve tudo. A Vivian e a Vitória são perfeitas. Graças a Deus e a Santa Casa eu não morri e tive minhas filhas. Só tenho a agradecer a este hospital."

A história emocionou as profissionais da Maternidade que prestaram uma homenagem para Valéria. Enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem estiveram reunidas para declamar um texto bíblico e entregaram uma rosa para a mãe ao lado dos bebês. "Eu gosto muito de vocês. Eu vou levar minhas filhas embora, mas vou voltar pra visitar todas quando vier na oncologia fazer meus exames", disse ela.