Corpo de Voluntários inicia as atividades na Santa Casa

09/03/2012

Nesta segunda-feira, 27/02, teve início às atividades do primeiro grupo de voluntários do Hospital Santa Casa. A equipe composta por vinte voluntários, organizados em grupos, atuará em várias áreas, com o objetivo de ajudar e prestar apoio aos mais carentes, além de aliviar suas angústias, satisfazer suas necessidades mais imediatas, e contribuir para recompor a qualidade de vida de modo a resguardar a dignidade do ser humano.

A primeira fase do Corpo de Voluntários está sendo desenvolvida, inicialmente com o projeto "Posso Ajudar", onde os voluntários apresentam orientações aos visitantes e acompanhantes com relação ao serviço de controle de infecção hospitalar, ou seja, as pessoas recebem informações sobre as regras de segurança e funcionamento da instituição, com o objetivo de evitar infecções e garantir a segurança e tranquilidade dos pacientes internados.

A Assistente Social e coordenadora do Corpo de Voluntários, Paula Domenici, explica que já nos primeiros dias os voluntários têm demonstrado muita disposição, paciência e carinho. "Os voluntários passaram por um treinamento e estão aptos a desenvolver essa primeira etapa do trabalho do Corpo de Voluntários. Mesmo assim, estamos dando todo o suporte para que eles se sintam seguros na hora de realizar suas funções. Todavia, essa semana é apenas o começo da nossa longa caminhada."

A voluntária Vandilene Murofuse esbanja simpatia e empolgação nos corredores do hospital. "Hoje é o meu primeiro dia. Estou muito feliz e gostando da experiência. Espero poder contribuir ainda mais com as pessoas que são atendidas pela Santa Casa", disse.

Neste sábado, 03/03, os voluntários irão participar de uma oficina de teatro com o diretor, ator e voluntário do HSC Carlos Soares, que será realizada na Casa da Cultura de Campo Mourão. A atividade faz parte do projeto Doutores da Alegria da Santa Casa. A oficina também irá auxiliar os voluntários no processo de expressão corporal e postura, com a intenção de garantir o bom desempenho dos mesmos nas atividades do Corpo de Voluntários do HSC.